Onde dormir nos Açores

Os Açores oferecem muitos hotéis pequenos e românticos, pousadas e casas senhoriais: apresentamos uma seleção exclusiva dos alojamentos mais bonitos e originais nas ilhas de São Miguel, Pico e Terceira, que fazem da viagem aos Açores uma experiência. Particularmente bonitas são as pequenas casas de férias, por vezes chamadas adegas, onde pode passar umas maravilhosas férias em família ou umas férias românticas a dois. Para umas férias na natureza, recomenda-se a ilha do Pico, com os seus numerosos apartamentos de férias e pequenas casas de campo privadas e acomodações familiares.

Fique num excelente apartamento no encantador centro histórico de Ponta Delgada ou numa acolhedora casa de férias nas Flores. Seja qual for a sua escolha, só temos hotéis nos Açores escolhidos a dedo e auto-visitados, com charme e caráter.

Se procura algo mais específico, as nossas recomendações poderão ajudá-lo:

Onde ficar nos Açores - Ilhas paradisíacas no meio do Oceano Atlântico

A natureza presenteia o pequeno arquipélago dos Açores com belas paisagens e uma vegetação verdejante. O mar azul-safira, as lagoas verde-esmeralda, as planícies férteis e as crateras vulcânicas impressionam até o viajante mais experiente. Costas espetaculares, cascatas impressionantes, mas aqui não se encontra nem stress nem poluição. Para além da beleza natural, também vale a pena visitar as cidades encantadoras cheias de ruelas antigas, casas senhoriais e edifícios históricos. O que torna os Açores o destino perfeito é a complexidade das ilhas – cada uma com a sua própria variedade de pequenos hotéis boutique únicos, belas pensões e bonitos hotéis na natureza.

Das nove ilhas do arquipélago dos Açores, São Miguel é a maior e mais populosa. Aqui encontra-se Ponta Delgada, a maior cidade e capital dos Açores, onde a maioria dos viajantes chega de avião. Oferece muitos monumentos interessantes, como a igreja paroquial de São Sebastião e a capela de Nossa Senhora da Esperança, as termas das Furnas e o Jardim Botânico Terra Nostra. Pequenos hotéis e pensões convidam a ficar mais tempo na pequena cidade portuária. A cerca de um quilómetro da costa fica a ilha rochosa e a reserva natural "Ilhéu de Vila Franca do Campo", onde se pode nadar numa lagoa de água salgada. Também vale a pena visitar a reserva natural com a lagoa da cratera da Bacia das Sete Cidades e não se esqueça de fazer uma viagem à última plantação de chá tradicional da Europa.

Santa Maria é a ilha mais a sul dos Açores e também a mais soalheira. O clima é um pouco mais quente e seco em comparação com as outras ilhas, razão pela qual a ilha é também chamada de Ilha do Sol. Aqui encontrará uma flora e fauna única, águas cristalinas e algumas das mais belas praias dos Açores – se procurar aventuras de surf, está definitivamente no sítio certo.

Na ilha Terceira, encontrará Angra do Heroísmo, que a UNESCO designou como "Património Cultural da Humanidade", com os seus palácios e castelos do século XVI – um testemunho da beleza e da história desta cidade. Visite também a cratera da Lagoa dos Patos e a Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara.

No meio do grupo central do arquipélago, encontra-se a ilha de São Jorge. É uma das ilhas mais pequenas e menos conhecidas, menos visitada pelos turistas, mas de modo nenhum inferior em beleza e encanto ao resto dos Açores.

A segunda maior ilha dos Açores é o Pico. Conhecida por ter a montanha mais alta de Portugal, com mais de 2300 metros. Um impressionante vulcão verde com um diâmetro de 19 quilómetros para escalar. O Pico é também a melhor ilha para a observação de baleias e para a viticultura – pequenas cabanas e moradias de luxo na costa, que não deixam nada a desejar, oferecem excelentes pontos de partida para as suas excursões.

O Faialforma um triângulo insular com São Jorge e o Pico e é também chamada a Ilha Azul, devido à abundância de hortênsias azuis. A reserva natural das Caldeiras oferece uma natureza bela e virgem com um vulcão com metade do tamanho do Pico. Não perca a visita à Furna do Enxofre com a sua gruta sobre um lago subterrâneo.

A ilha mais pequena do Grupo Central é a Graciosa, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. É também conhecida como "A Ilha Branca".

O grupo ocidental do arquipélago inclui Flores e a ilha do Corvo, a ilha mais pequena e pouco povoada. Flores, a ilha dos sete lagos, promete relaxamento e atividade. Natureza selvagem com costas íngremes, cascatas que descem pelas encostas até ao mar e uma vegetação verdejante.

Quer se trate de uma casa de férias, de um hotel na natureza, de um pequeno bed & breakfast ou do glamping – os Açores fazem bater mais forte todos os corações!

Atividades nos Açores

Os Açores cativam sobretudo pela sua natureza única e de uma beleza deslumbrante, que se pode explorar em todo o lado. Se gosta de caminhar, encontrará a felicidade das caminhadas em cada ilha dos Açores. Os Açores oferecem muitas actividades: surf, mergulho, ciclismo, passeios a cavalo ou parapente.

Observação de baleias

Nos Açores existem zonas preferenciais para a observação de baleias. O mar à volta da ilha é tão rico em nutrientes ao ponto de atrair mais de vinte espécies diferentes de baleias e golfinhos, incluindo as baleias-comuns e as orcas.

Em barcos com capitães experientes, poderá observar estas maravilhosas criaturas no seu habitat natural. No entanto, deve ter atenção em escolher um fornecedor que tenha em conta o bem-estar dos animais e que mantenha a distância de segurança obrigatória para não stressar as baleias. Encontrará mais informações relativamente a este assunto no nosso guia dos Açores.

Formado por milhares de vulcões - dos quais apenas nove ainda estão ligeiramente ativos - o mundo subterrâneo também o convida a ser explorado. Quase trezentas grutas de origem vulcânica estão espalhadas pelos Açores. Quem tiver oportunidade, deve experimentar o "island hopping" e descobrir o Geoparque Açores na sua geo-diversidade vulcânica única.

Golfe nos Açores

Devido ao clima temperado, o golfe é interessante durante todo o ano, pelo que os Açores oferecem também alguns campos de golfe espetaculares para esse efeito. Na zona mais bonita da ilha de São Miguel encontra-se o campo de golfe das Furnas, junto ao maravilhoso Vale das Furnas. No campo de golfe da Batalha, a tacada é dada entre dunas e terrenos florestais. O Clube de Golfe da Terceira, na ilha do mesmo nome, é um dos melhores de Portugal.