Onde dormir em São Miguel

Não nos poupámos a esforços para encontrar os alojamentos mais bonitos e únicos em São Miguel. Quer esteja à procura de um apartamento relaxante na natureza ou de um eco-resort na praia: Desde casas de férias a hotéis bed & breakfast e hotéis boutique, temos algo para todos!

São Miguel – a ilha maior dos Açores

São Miguel pertence ao grupo oriental dos  Açores e é a maior ilha do arquipélago. Provavelmente, a maravilha natural mais conhecida de São Miguel é a Lagoa das Sete Cidades: as lagoas gémeas encontram-se numa enorme cratera vulcânica; do miradouro Visto do Rei, uma brilha a azul e a outra a verde.

Outra caraterística única dos Açores são os géiseres e as nascentes de água quente, que podem ser utilizadas para tomar banho.

A ilha tem lindas praias de areia, grutas, falésias impressionantes e fortalezas. E, de facto, S. Miguel faz justiça à sua reputação, encantando os viajantes com lagos e paisagens de grande beleza, vastas planícies salpicadas de flores, ao mesmo tempo que se pode viver a azáfama de uma grande cidade. Com o aeroporto de Ponta Delgada, a ilha é o ponto de partida ideal para os passeios insulares.

Atividades em São Miguel

Em São Miguel, encontrará museus, igrejas imponentes e palácios repletos de arte e tesouros históricos. Mas o desporto também não é esquecido: golfe, caminhadas, ciclismo e passeios a cavalo são possíveis nesta bela ilha. Quer seja nos trilhos do Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões ou subindo ao Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha, conhecerá toda a beleza de São Miguel.

Para além do Pico, São Miguel é um ótimo local para a observação de baleias, uma vez que muitas espécies diferentes de baleias e golfinhos se reúnem aqui. Pode ler mais sobre este assunto no nosso Guia dos Açores.

O jardim botânico de Ponta Delgada é um dos mais bonitos dos Açores. Aqui pode ver uma variedade de plantas e árvores exóticas, incluindo algumas espécies endémicas.

Assim, rapidamente se percebe que São Miguel fascina tanto os amantes da natureza como os fãs da cultura e da ação!

História de São Miguel

O povoamento de São Miguel remonta ao ano de 1444, quando o Infante D. Henrique introduziu a criação de gado na ilha. Os primeiros habitantes eram oriundos de províncias portuguesas como a Estremadura, o Alto Alentejo e o Algarve. Mais tarde, chegaram colonos madeirenses, judeus, muçulmanos e, eventualmente, franceses. A exportação de laranjas para Inglaterra trouxe grande prosperidade a São Miguel no final do século XVIII. As plantações de laranjas foram destruídas pelo míldio que apareceu em 1860, mas o cultivo de novos produtos como o tabaco, o chá, o linho, a chicória, a beterraba sacarina e o ananás conseguiu evitar um colapso económico. Gradualmente, foram-se acrescentando outras indústrias, bem como a expansão da pesca e da pecuária. Hoje, São Miguel é um dos centros da política e da administração da região com grande expansão económica.

Gastronomia em São Miguel

Quando estiver de férias em São Miguel, terá a oportunidade de provar o ananás mais delicioso de sempre. São Miguel é a única ilha que cultiva ananases na Europa. São extremamente populares devido ao seu sabor doce e tamanho especial.

Para além das plantações de ananás, a ilha tem o local de produção de chá mais antigo da Europa: a plantação da Gorreana. Tomar um pouco de ar e beber chá local deve estar na sua agenda nos Açores.

Os Açores são famosos pelo seu queijo e vinho. Para além disso, há um prato especial que existe na sua verdadeira forma tradicional apenas em São Miguel: O Cozido das Furnas. Um guisado preparado nas fontes termais.