Onde dormir em Pico

Uma viagem ao Pico é como entrar num pequeno mundo em miniatura construído ao longo dos séculos por baleeiros, agricultores e pescadores. A ilha é um lugar de muitos contrastes, desde desfiladeiros, vulcões antigos, o sabor de figos doces e maduros e uvas sumarentas, até panoramas de cortar a respiração e pequenas aldeias com vista para o mar. Quase parece que a montanha se ergue do oceano para tocar o céu. Tem de a ver de perto!

Criámos para si uma escolha selecionada de hotéis e casas de férias especiais no Pico.

Gostaria de se sentir confortável numa pequena casa de campo? Procura um hotel de luxo na natureza? Ou deseja paz e sossego num bed & breakfast? Com certeza que temos a opção certa para si!

Atividades em Pico

A ilha é um paraíso natural e oferece inúmeras possibilidades de atividades. Com 2.351 m de altitude, o Montanho do Pico é a montanha mais alta de Portugal e oferece excelentes e desafiantes trilhos para caminhadas. Se tiver a sorte de ter uma vista clara, pode desfrutar de uma deslumbrante vista panorâmica dos Açores a partir daí.

Existem várias montanhas vulcânicas para escalar na ilha, mas também pode descobrir um vulcão de uma perspetiva diferente: a Gruta das Torres, é um tubo de lava com 5 km de comprimento que tem algo de mágico!

O Pico é um paraíso para os observadores de estrelas, pois há pouca poluição luminosa, por isso, o Monte Pico oferece um excelente ponto de observação das estrelas. Um ponto alto da ilha é a sua boa localização para a observação de baleias. A ilha é conhecida por atrair muitas espécies diferentes de baleias e há muitas excursões que começam na ilha para observar baleias e golfinhos. O museu da baleia nas Lajes do Pico também merece uma visita.

Um outro ponto de interesse é o museu do vinho na Madalena. De facto, a ilha do Pico é conhecida pela sua cultura do vinho, que tem uma longa tradição. A zona vitivinícola da parte ocidental da ilha está mesmo protegida como Património Mundial da UNESCO desde 2004. Uma prova de vinhos e um passeio pelas pitorescas vinhas, incrustadas em rochas de lava negra, são uma recomendação para todos os visitantes.

O Pico tem muitas piscinas naturais ao longo da costa, perfeitas para nadar e fazer snorkelling. Algumas das mais famosas são a Poça das Mujas, a Poça da Pedra e a Poça do Cais. Para quem gosta de praia e de férias balneares, o Pico é perfeito, embora ao mesmo tempo haja muito para fazer em termos de mergulho, caminhadas e ciclismo. Além disso, a ilha do Pico é um excelente ponto de partida para passeios pelas ilhas. Nas imediações encontram-se as ilhas de São Jorge e Faial, que juntas formam um triângulo insular.

Os Açores são também famosos pelo seu marisco fresco e pelas especialidades locais, como o queijo e o vinho açorianos, que devem ser apreciados em conjunto.

História de Pico

Durante séculos, a ilha existiu no limite do mundo – esta beleza da natureza intocada e a tradição consagrada pelo tempo podem ser sentidas em muitos locais do Pico. Após a introdução da criação de gado na primeira metade do século XV, chegaram colonos do norte de Portugal. Pouco tempo depois, foi fundada a primeira vila do Pico, Lajes, seguida de São Roque em 1542. A viticultura e a pesca, que inicialmente se limitavam ao cultivo do trigo, foram rapidamente acrescentadas. No final do século XVIII, os baleeiros americanos iniciaram a caça ao cachalote, que foi durante muitos anos uma das mais importantes fontes de rendimento do Pico. Atualmente, a ilha experimenta um boom económico com a expansão das instalações portuárias e a recente construção do aeroporto.