Onde ficar no Porto?

O Porto é uma das nossas cidades preferidas em Portugal, por isso nós da Secretplaces divertimo-nos muito a escolher os mais belos e autênticos hotéis e alojamentos do Porto, e encontrámos algumas joias verdadeiras! Quer seja um hotel de luxo ou um hotel acolhedor e encantador no centro histórico do Porto, um Património Mundial, a cidade é verdadeiramente diversa e tem o alojamento certo para cada viajante. Apartamentos para as suas férias em família ou pequenos e bonitos hotéis boutique e pensões com carácter, farão da sua viagem uma experiência única.

Os hotéis boutique no Porto têm vindo a proliferar nos últimos tempos, escolhemos os mais bonitos e cada um com o seu próprio estilo mas todos com muito charme. Para o ajudar melhor, pode escolher uma das nossas coleções que os dividem por temas:

A seguir, convidamo-lo a conhecer um pouco mais sobre esta bela cidade e, se estiver à procura de onde ficar, clique no link a seguir, onde encontrará a nossa seleção dos melhores hotéis boutique e de charme no Porto:

  • Onde ir e o que fazer no Porto
  • Como é o Porto - beleza, tradição e vinho do Porto
  • A gastronomia do Porto: de lamber os dedos!

Porto - beleza, tradição e vinho do Porto

O Porto, também conhecido como a capital secreta de Portugal, merece definitivamente uma visita, e não só porque deu o nome ao país e é o local onde é produzido um dos vinhos mais famosos do mundo. Com a sua localização estratégica na foz do Rio Douro e a sua posição próxima do Oceano Atlântico, há muitas paisagens e pontos turísticos à espera de serem explorados e descobertos.

O Porto é a localização industrial mais importante do país e, juntamente com Lisboa, um importante centro económico e cultural. O centro da cidade do Porto é um Património Mundial da UNESCO e oferece muitas atracões turísticas que vale a pena ver. A vida noturna da cidade, que se concentra na Ribeirinha, perto do rio, é também bem conhecida. Sendo o homónimo do famoso vinho do Porto, o Porto tem também, naturalmente, um grande património culinário. A cerca de 100 km rio acima, começam as vinhas da paisagem da região do Douro, repletas de pequenas aldeias e colinas de uma beleza deslumbrante que se inclinam verdejantes e íngremes até à água. É aqui que o mundialmente famoso vinho do Porto é cultivado. Sinais disto podem ser encontrados em todo o lado nos extensos vales, tais como. nos letreiros das grandes empresas com nomes tão famosos como Cockburns, Taylors e Sandeman.

O Porto – o que fazer e visitar?

Sejam quais forem os seus interesses como turista, a zona ribeirinha do Porto é geralmente apreciada por todos. Esta área, pertencendo ao Património Mundial da Unesco, é uma das zonas mais “catitas” e típicas do animado Porto. Os apreciadores de vinho encontrarão aqui variadas casas especializadas na venda de vinhos da região, onde poderão também aprender um pouco mais sobre a sua produção, assim como sentar-se numa das suas esplanadas a apreciar uma boa charcutaria regional acompanhada com um dos melhores vinhos regionais e tendo como paisagem o belo rio Douro.

A cidade do Porto tem alguns museus de grande interesse cultural tais como o Museu Soares dos Reis e o Museu de Arte Moderna. Não é por acaso que em 2001 Porto recebeu o título de capital da Cultura. De facto, nas últimas duas décadas o Porto tem vindo a demonstrar um interesse eclético, por vezes vanguardista e extremamente atual no que diz respeito ao interesse, apoio e visibilidade da cultura contemporânea. Isto pode-se verificar tanto nas Artes plásticas com novas galerias emergentes, como nas artes performativas, bem como na Sétima arte. Um bom exemplo do Porto atual e cultural é o Fantasporto, O Festival internacional de cinema Independente do Porto, de ano para ano cada vez mais conhecido e valorizado internacionalmente pela sua originalidade e diversidade.

Porto, sendo a mais importante cidade do norte de Portugal, possui muitos monumentos de diferentes épocas e influências. Entre outros, destacam-se a Sé do Porto de estilo Gótico-Romano e a Torre dos Clérigos construída pelo Italiano Nasoni. Mais do que obrigatório é uma visita à zona ribeirinha da cidade para apreciar a impressionante arquitetura da Ponte Dom Luís, construída por Eiffel.

O Porto - Gastronomia

Como é típico nas regiões do norte de Portugal, a gastronomia do Douro é um assunto apreciado por todos. Um prato típico e famoso desta região são as “Tripas à moda do Porto” à base de tripa de vitela ou de galinha, salsicha, presunto, feijão, cebola, charcutaria fumada de porco, ervas e especiarias. Poderá passar perfeitamente só com o prato principal que já terá direito à uma bela sesta! A maioria dos pratos mais apreciados desta região são confecionados com carne de cabrito estufado ou marinado e assado no forno. E claro, sempre acompanhados pelos famosos, variados e saborosos vinhos do Douro que tornam estes pratos típicos ainda mais divinais. O que não falta aqui são extensas vinhas nas encostas, entre Pinhão e Alijó.