Algumas partes do Algarve estão marcadas por décadas de turismo sobrelotado. Mas a costa é grande e locais como Tavira e Olhão, perto da fronteira espanhola, têm uma bela linha costeira. Tavira, por exemplo, é uma pequena joia e tem vários pequenos hotéis mesmo no centro. As zonas de Silves, Sagres e Lagos são também destinos recomendados. Os alojamentos mais encantadores não são geralmente próximos do mar, uma vez que as áreas mais bonitas são as protegidas pelo Estado. A região pouco conhecida da Carrapateira tem praias magníficas, algumas delas desertas, mas cuidado! O mar está mais frio.
A Serra de Monchique, o pico mais alto do sul, é o lar de encantadoras e remotas aldeias rodeadas por carvalhos e castanheiros. Nesta área pode desfrutar de todas as maravilhas de uma natureza quente e bela. Embarque numa exploração cultural das cidades do Algarve e descubra a fascinante história da região de ocupação romana e mourisca e da pesca e agricultura. Encontrará também artesanato local nas cidades e mercados antigos. Os cestos feitos à mão feitos de cana e salgueiro ou as belas obras de cerâmica da aldeia de Porches são lembranças perfeitas.
Vale especialmente a pena ver em Faro o convento Nossa Senhora da Assunção em estilo renascentista, ou a igreja São Francisco dos séculos XVI-XVIII. Em Lagos, deve visitar especialmente São Sebastião, Santa Maria de Misericórdia (século XVI-XVIII), Santo António (Barroco) e a maravilhosa Ermida de São João dos séculos VIII e IX.
A natureza tem aqui tesouros muito especiais para oferecer: Uma caminhada na serra de Monchique, a oeste do Algarve, é imperdível! A montanha da Fóia é ideal para uma viagem de carro, enquanto que o Picota é recomendado para caminhadas. O Parque Nacional da Ria Formosa, com as suas lagoas e praias, que são também um parque de campismo para centenas de espécies de aves na Primavera e no Outono, é uma verdadeira maravilha natural e um grande destino para uma excursão!
Tanto no Sotavento como no Oeste do Algarve há zonas que não foram sobrelotadas pelo turismo e continuam a ter a autenticidade do passado: Sagres, Lagos, Silves e Tavira são perfeitos para quem procura a conveniência de ter a praia e ao mesmo tempo o que uma cidade tem para oferecer com os seus restaurantes, lojas e atividades.
Mas também podemos optar por ir a uma pequena aldeia como Fuzeta na Ria Formosa e Monchique na serra. Esta última é para aqueles que preferem um pouco mais de paz e sossego. O interior do Algarve é belo e tem uma maravilhosa paisagem campestre. Escolhemos as melhores casas rurais, casas de férias e hotéis encantadores do Algarve, quer esteja a viajar com a sua família, numa viagem romântica ou simplesmente com amigos. Veja o nosso guia.
Nota: A melhor altura para ir é de Maio a Julho e de Setembro a Outubro. Note-se que em Agosto fica um pouco lotado. Mas os preços caem exponencialmente no Inverno para que possamos encontrar boas temperaturas para dar um mergulho em Março, Abril e Novembro.