Onde ficar na região de Lisboa

O objetivo da Secretplaces é descobrir lugares autênticos, únicos e de especial beleza para ficar. Como a região de Lisboa é onde temos os nossos escritórios, tivemos especial cuidado e selecionámos, como sempre, o melhor que Lisboa e os seus arredores tem para oferecer para uma escapadela inesquecível.

No centro da cidade de Lisboa encontrará pequenos hotéis boutique, hotéis de luxo e elegantes apartamentos self-catering nos bairros mais badalados de Lisboa. Se preferir ficar fora de Lisboa, porque não considerar uma estadia numa casa senhorial ou num hotel romântico nas vilas mágicas de Sintra e Colares, no Parque Natural da Serra de Sintra. Pode também descobrir esta bela região a partir de hotel boutique ou um hotel de luxo com vista para o mar na bonita vila de Cascais, a apenas 30 minutos a oeste de Lisboa. Para surfistas, recomendamos uma casa de férias na Ericeira ou Azenhas do Mar. A sul de Lisboa, a península de Setúbal irá surpreendê-lo com uma imensa variedade de diferentes paisagens, aldeias e vilas onde encontrará turismos de habitação com belas vistas e casas de férias ao lado da praia aninhadas em pinhais verdejantes.

Quaisquer que sejam as suas razões para visitar a enigmática Região de Lisboa, seja uma escapadela romântica na Serra de Sintra, um hotel na moda no bairro do Chiado em Lisboa ou a emoção de observar uma escola de golfinhos no estuário do Sado, Lugares Secretos ajudá-lo-ão a encontrar o local perfeito. Se precisar de ajuda para decidir, basta pedir-nos conselhos, é gratuito.

Também neste destino

Atividades e cultura na Região de Lisboa

Lisboa, a capital e destino da moda

A principal atração da região de Lisboa é obviamente a própria Lisboa. A capital portuguesa tornou-se um dos principais destinos de viagem a nível mundial. Sofreu um pouco com a pressão do turismo de massas, mas manteve, no entanto, a sua autenticidade e charme, à parte de uma ou outra cadeia internacional de lojas ou restaurantes. Saiba mais sobre onde alojar-se em Lisboa e o que fazer.

Costa de Lisboa - subúrbios elegantes, natureza mágica, frutos do mar e praias paradisíacas

Duas vilas muito emblemáticas da Costa Lisboeta são de facto Cascais e Sintra. Uma visita à capital portuguesa sem fazer um desvio a estas duas vilas muito diferentes mas igualmente impressionantes, é uma visita incompleta.

Cascais encontra-se apenas a 30 minutos da cidade de Lisboa, através de um agradável passeio de comboio à beira-mar, é um dos locais preferidos dos Lisboetas para passar a tarde, sobretudo quando o dia está ensolarado. Algo que define bem o estado de espírito do povo lisboeta é o saber aproveitar aquilo que de bom lhe é oferecido.

Cascais

No caso de Cascais são as suas praias, o seu ambiente descontraído, um leque de pequenos bares, cafés e bons restaurantes muito interessante e variado e um centro vila muito pitoresco com o seu porto pesqueiro.

Mas para além disso, Cascais é também cultural. Exemplos disso são o Centro Cultural localizado perto do Forte Cidadela com um programa anual sempre muito variado e a recente e impressionante Casa das Histórias de Paula Rego com uma seleção muito interessante das obras peculiares e belas pinturas desta grande artista. Já em Cascais, se decidir explorar a região de forma mais aprofundada, convidamo-lo a um relaxante passeio a pé pelo paredão à beira-mar em direção a Lisboa. Entre outras belezas, encontrará o sofisticado Estoril, com as suas belas mansões e um dos casinos com mais história da Europa.

A oeste, seguindo a estrada com o mesmo nome da praia, encontrará a mais impressionante e selvagem praia da região, a “Praia do Guincho”. É um passeio agradável de se fazer tanto de bicicleta como de carro, com as ondas do mar a bater em rochas gigantes de um lado e do outro lado a magnífica vista da Serra de Sintra.

Sintra

Ah sim Sintra, o glorioso Éden de Byron, não deve ser ultrapassado por Cascais. Sintra é um lugar de rara beleza onde palácios e castelos se combinam com uma deslumbrante paisagem de contos de fadas. É uma visita obrigatória e verá porquê quando lá chegar.

Não, isto não é a Disneylândia em esteroides, isto é Portugal. A monarquia portuguesa fez de Sintra a sua residência de verão e com a monarquia veio a aristocracia e nobreza. O resultado é uma coleção inigualável de palácios encantados, herdades sumptuosas e casas solarengas deslumbrantes, inseridas no verdejante esplendor da Serra de Sintra. As vistas dos picos são simplesmente espetaculares. Assim, enquanto Cascais é um íman para hedonistas à procura de sol e mar, Sintra inspira-se na sua beleza histórica. As duas formam uma combinação perfeita.

A Península de Setúbal

E o Sul da região de Lisboa? A Península de Setúbal. Deixando Lisboa para sul, chega-se a um dos últimos vestígios da Europa de vegetação mediterrânica original e aldeias típicas portuguesas ainda relativamente desconhecidas dos viajantes estrangeiros. Estes tendem a afluir em massa ao Algarve no sul do país. 

Entre a serra e o rio, Setúbal é uma região de diversos sabores, história, paisagens únicas, e pessoas acolhedoras com sorrisos e braços abertos. Praias brancas e arenosas, ladeadas por dunas e falésias, correm quilómetros e quilómetros. A impressionante serra da Arrábida ergue-se do mar e rapidamente se torna evidente a razão pela qual os monges franciscanos estabeleceram aqui o seu mosteiro. Para os entusiastas da natureza e da conservação, esta região é maravilhosa. Inclui dois importantes habitats estuarinos, os dos rios Sado e Tejo, com as suas zonas húmidas, lar de diversa vida selvagem e um importante património ecológico. Estes habitats são perfeitos para vários tipos de peixes, aves migratórias e tradições agrícolas invulgares mas características. 

No caminho para lá, deverá planear uma breve paragem em Azeitão. Esta vila é bem conhecida pelos seus excelentes vinhos e queijos. Uma praia muito popular a sul de Lisboa é a Costa da Caparica, com muitos restaurantes e bares de praia. Um local perfeito para nadar ou apenas para relaxar na areia. Esta península de Setúbal pode ser alcançada quer através da Ponte do Tejo, de ferry ou de autocarro.

Gastronomia Região de Lisboa

A gastronomia da região baseia-se principalmente em frutos do mar. Entre os pratos mais populares encontram-se o robalo, a dourada e o linguado, sempre acompanhados dos melhores ingredientes. Aqui o mar tem muito mais para oferecer, e aguça o apetite com camarões, caranguejos, percebes, lagostins ou lagostas requintadamente preparados.

Um dos doces mais famosos a nível mundial é o "pastel de nata" também conhecido como "pastel de Belém", mas existem outros doces tradicionais como os "travesseiros de Sintra", as famosas "queijadas de Sintra" e as "areias de Cascais" que são certamente um paraíso para o viajante de dentes doces. A pastelaria portuguesa é feita a partir de ovos e é única na Europa. 

Se decidir viajar para Sintra e Cascais não pode perder o leitão (leitão dos Negrais), a "caldeirada de peixe", o "arroz d marisco" e a "açorda de bacalhau", autênticas joias culinárias.

Gastronomia na Península de Setúbal

Setúbal é mais uma zona intimamente ligada ao mar, o que se reflete também na sua gastronomia. Portanto, o peixe é um dos ingredientes estrela na grande maioria dos seus pratos. Por exemplo, a sardinha, considerada uma das "7 maravilhas da gastronomia portuguesa", é um dos produtos culinários mais apreciados. Este saboroso peixe azul é servido grelhado e faz um cartão de visita perfeito para todos os visitantes da região. 

Choco, um tipo de lula, especialmente frito, é também um prato popular que é servido com batatas fritas  e que já ultrapassou as fronteiras. As ostras da zona são muito procuradas, especialmente as que se encontram perto do estuário do Sado devido ao tipo de plâncton de que se alimentam, o que lhes confere um sabor requintado.

O queijo típico de Azeitão, uma aldeia ao pé da Serra da Arrábida, é uma verdadeira iguaria com uma denominação de origem protegida europeia. Quanto às sobremesas, destacam-se os doces feitos com laranjas de Setúbal, as queijadas e bolos de Azeitão.

E, claro, os vinhos, que têm três denominações de origem local (DOC Setúbal, Palmela e Regional Terras do Sado). O Moscatel produzido na região é bem conhecido.

PRECISA DE CONSELHO?

PRECISA DE CONSELHO?

Deixe-nos ajuda-lo a encontrar o
lugar perfeito para as suas férias
Contacte-nos

Ideias de viagens, itinerários e os melhores lugares para ficar

Uma seleção escolhida a dedo de acomodações elegantes e luxuosas. De hotéis cinco estrelas a pousadas lindamente decoradas em um ambiente único….
Pratos tradicionais preparados com produtos locais frescos, comida caseira cuidadosamente preparada em um ambiente rústico ou refeições requintadas em um ambiente elegante, todos têm suas preferências ...
Se quiser participar na vida tranquila do campo e desfrutar da calma de uma aldeia encantadora, esta é a colecção para si. Aprenda a abrandar e a sorrir mais.
Existem tantas regiões vinícolas para visitar que é difícil fazer uma escolha. Além do Chianti na Itália, da Borgonha na França, do Douro em Portugal ou da La Rioja na Espanha, existem inúmeras outras…
Quer desfrutar das últimas tendências da moda, arte ou cultura, comer naquele restaurante da moda? Dê uma vista de olhos à nossa lista de escapadelas urbanas.
Se está a procura dos melhores lugares para relaxar e fugir da sua agitada vida diária? Nossa coleção escolhida a dedo de hotéis e alojamentos definitivamente permitirá que você recarregue suas baterias e revitalize.
Diga que "Sim" em um dos nossos lindos alojamentos e faça do seu dia especial um momento para recordar. Seja em um castelo aconchegante, em uma mansão magnífica ou na beira de uma falésia, com vista para o mar, reunimos aqui uma pequena amostra de sítios para você escolher.
Alguns alojamentos vão além, não apenas oferecem um lugar para ficar, mas também oferecem uma experiência emotiva - um espaço com alma, moldado pela singularidade, criatividade e uma vibração especial, onde as pessoas podem se conectar com viajantes que pensam da mesma maneira .