Ribatejo - the land above the river Tagus

PRECISA DE CONSELHO?

PRECISA DE CONSELHO?

Deixe-nos ajuda-lo a encontrar o
lugar perfeito para as suas férias
Contacte-nos

Ribatejo, como o próprio nome evoca, significa pelo Tejo acima. É uma região de ricas e verdejantes planícies, pastos e agricultura. Nesta zona de Portugal, o apego à terra e ao rio são noções importantes e é por isso que grande parte da essência e da vida destas terras se encontra nos lindíssimos arrozais, nos campos de milho e de trigo e no excelente vinho regional. Para além disso, encontrará no Ribatejo uma importante tradição portuguesa: A arte da Tauromaquia. Esta região é o “coração” da produção de Touros em Portugal, mas não só, é também a principal responsável nacional no que toca à produção da raça de cavalos Lusitanos, uma raça conhecida mundialmente pela sua beleza, porte e raridade. Se, de facto é amante de Tauromaquia, verá como todo o Ribatejo fervilha em alturas como o Festival do Colete Encarnado e perceberá que à semelhança de Espanha, aqui as touradas são consideradas uma arte e não um desporto.

Também neste destino

Ribatejo hotéis

Faça a sua escolha através da nossa seleção de hotéis de charme e românticos, clicando no mapa ou lista à direita. Encontrará em destaque uma variada seleção de hotéis no Ribatejo, incluindo hóteis românticos, quintas, bed & breakfasts, entre outros. Sejam quais forem os seus gostos e interesses, vamos ajudá-lo a encontrar a sua estadia perfeita.

Tibatejo - Actividades e monumentos

Santarém, capital do Ribatejo, é conhecida também como a capital portuguesa do estilo Gótico. Aqui, destacam-se a igreja de São João de Alporão (XIII), a igreja da Graça (XVI), a igreja Marvila (de reconstrução Manuelina), o Convento de Santa Clara (1260), o Convento de São Francisco (1242), a Igreja de Santa Cruz da Ribeira (XIV), a Fonte de Figueiras (XIII), a Praça de Alcáçova e as Portas de Santiago do Sol, entre outros.
Aproveite também para visitar nesta importante região vinícola um museu muito interessante – Museu Rural e do Vinho do Cartaxo. Vale a pena visitar!

Ribatejo - Gastronomia

Alguns dos pratos típicos são a popular Açorda (pão molhado e refogado com ovo, coentros e muito alho), Sopa de peixe e a Fataça na telha. A carne de produção local é pura e simplesmente excelente e por isso vale sem dúvida a pena experimentar os pratos á base de carne tais como as 'espetadas em vara de loureiro". A famosíssima Sopa da Pedra, especialidade de Almeirim, é um prato nacionalmente apreciado. Muitas pessoas se deslocam quilómetros para provar esta maravilhosa especialidade em alguns conceituados e especializados restaurantes da região. Os Celestes de Santa Clara, uma especialidade pasteleira do Ribatejo, são uma óptima sobremesa para finalizar a sua refeição.

O Ribatejo é sobretudo conhecido pelos seus vinhos tintos tais como Almeirim, Santarém, Coruche, Cartaxo e Chamusca. Gostávamos de salientar um dos nossos preferidos: o tinto Serradayres, um vinho suave, leve e com sabor frutado.

Ideias de viagens, itinerários e os melhores lugares para ficar

Alguns alojamentos vão além, não apenas oferecem um lugar para ficar, mas também oferecem uma experiência emotiva - um espaço com alma, moldado pela singularidade, criatividade e uma vibração especial, onde as pessoas podem se conectar com viajantes que pensam da mesma maneira .