Ribatejo - the land above the river Tagus

PRECISA DE CONSELHO?

PRECISA DE CONSELHO?

Deixe-nos ajuda-lo a encontrar o lugar
perfeito para as suas férias
O Nosso Conselho

Ribatejo, como o próprio nome evoca, significa pelo Tejo acima. É uma região de ricas e verdejantes planícies, pastos e agricultura. Nesta zona de Portugal, o apego à terra e ao rio são noções importantes e é por isso que grande parte da essência e da vida destas terras se encontra nos lindíssimos arrozais, nos campos de milho e de trigo e no excelente vinho regional. Para além disso, encontrará no Ribatejo uma importante tradição portuguesa: A arte da Tauromaquia. Esta região é o “coração” da produção de Touros em Portugal, mas não só, é também a principal responsável nacional no que toca à produção da raça de cavalos Lusitanos, uma raça conhecida mundialmente pela sua beleza, porte e raridade. Se, de facto é amante de Tauromaquia, verá como todo o Ribatejo fervilha em alturas como o Festival do Colete Encarnado e perceberá que à semelhança de Espanha, aqui as touradas são consideradas uma arte e não um desporto.

Também neste destino

Ribatejo hotéis

Faça a sua escolha através da nossa seleção de hotéis de charme e românticos, clicando no mapa ou lista à direita. Encontrará em destaque uma variada seleção de hotéis no Ribatejo, incluindo hóteis românticos, quintas, bed & breakfasts, entre outros. Sejam quais forem os seus gostos e interesses, vamos ajudá-lo a encontrar a sua estadia perfeita.

Tibatejo - Actividades e monumentos

Santarém, capital do Ribatejo, é conhecida também como a capital portuguesa do estilo Gótico. Aqui, destacam-se a igreja de São João de Alporão (XIII), a igreja da Graça (XVI), a igreja Marvila (de reconstrução Manuelina), o Convento de Santa Clara (1260), o Convento de São Francisco (1242), a Igreja de Santa Cruz da Ribeira (XIV), a Fonte de Figueiras (XIII), a Praça de Alcáçova e as Portas de Santiago do Sol, entre outros.
Aproveite também para visitar nesta importante região vinícola um museu muito interessante – Museu Rural e do Vinho do Cartaxo. Vale a pena visitar!

Ribatejo - Gastronomia

Alguns dos pratos típicos são a popular Açorda (pão molhado e refogado com ovo, coentros e muito alho), Sopa de peixe e a Fataça na telha. A carne de produção local é pura e simplesmente excelente e por isso vale sem dúvida a pena experimentar os pratos á base de carne tais como as 'espetadas em vara de loureiro". A famosíssima Sopa da Pedra, especialidade de Almeirim, é um prato nacionalmente apreciado. Muitas pessoas se deslocam quilómetros para provar esta maravilhosa especialidade em alguns conceituados e especializados restaurantes da região. Os Celestes de Santa Clara, uma especialidade pasteleira do Ribatejo, são uma óptima sobremesa para finalizar a sua refeição.

O Ribatejo é sobretudo conhecido pelos seus vinhos tintos tais como Almeirim, Santarém, Coruche, Cartaxo e Chamusca. Gostávamos de salientar um dos nossos preferidos: o tinto Serradayres, um vinho suave, leve e com sabor frutado.

Ideias de viagens, itinerários e os melhores lugares para ficar

Hotéis e casas de férias ideais para crianças e pais. Deixe seus filhos curtirem a natureza e as tradições locais na companhia de outras pessoas com muitas coisas únicas para fazer…
Take part of the laid back village life, stroll along cobblestone streets, dine in small traditional restaurants and smile at the locals on the main square.