Onde dormir no Douro?

Um destaque especial durante uma estadia na região do Douro é um passeio de barco no rio Douro. Uma viagem num barco Rabelo tradicional dá-lhe uma perspetiva completamente nova da paisagem. Também deve visitar as várias cidades pitorescas da província do Douro, que estão frequentemente repletas de edifícios históricos, estilo tradicional, pequenas lojas agradáveis, cafés e restaurantes. 

Uma dessas cidades é Lamego. Lamego encanta com os seus edifícios históricos e a sua rica história. Um dos pontos altos de Lamego é a basílica barroca de Nossa Senhora dos Remédios. Pode lá chegar através de uma impressionante escadaria barroca que sai de uma avenida central de Lamego. Aqui pode ver não só a impressionante arquitetura da basílica, mas também várias esculturas. A cidade é uma antiga sede episcopal e, no antigo palácio do bispo, tem um grande museu com uma coleção espantosa. O museu de Lamego é imperdível! Lamego é também conhecida pela sua histórica cidade velha, com ruas pequenas e sinuosas, onde encontrará ótimas lojas e restaurantes que oferecem delícias culinárias e produtos locais. Fique alojado em um encantador hotel rural ou um exclusivo hotel de luxo no rio Douro.  

A encantadora cidade do Pinhão é uma das mais famosas cidades no coração da região vinícola do Douro. Na cidade, pode mergulhar completamente nos tempos passados! As tradições e a história ainda podem ser vividas aqui em primeira mão. Por exemplo, um passeio no comboio histórico a vapor que faz a ligação entre a Régua e o Tua, com paragem no Pinhão. Não muito longe da cidade há uma série de maravilhosas casas de hóspedes e adegas com vistas sobre o rio Douro.

Provesende é outro local a não perder. A vila, situada no alto do Vale do Douro, encanta com vistas fantásticas sobre a região. Caminhe até um dos muitos miradouros à volta da cidade para desfrutar das melhores vistas. Não deixe de parar numa das adegas da região.

Actividades no Rio Douro

A região do Douro, no norte de Portugal, é um destino de grande beleza. A paisagem é caracterizada por montanhas escarpadas, vales profundos e vinhas íngremes que correm ao longo do rio Douro. O Vale do Douro tem algumas pequenas cidades e aldeias interessantes que são ótimas para explorar. Pinhão, Lamego ou Provesende são apenas algumas das cidades que deve visitar. A primavera e o outono são as melhores estações para visitar o vale, com temperaturas agradáveis.

Os amantes do vinho tomem nota! A região do Douro é uma das mais antigas regiões vitivinícolas do mundo. O vinho é aqui cultivado há mais de 250 anos. Existem cerca de 50 adegas na área, a maioria das quais tem as suas vinhas plantadas em socalcos nas encostas. Não é apenas a beleza paisagística da região vinícola, mas também o seu significado histórico e a sua longa tradição vinícola que fazem da província do Douro um ótimo destino. Os vinhos produzidos aqui são de qualidade superior e os amantes do vinho não devem perder uma prova de vinhos na região.