Costa central & Beiras - praias arenosas e cidades históricas

A região das Beiras vai desde a costa litoral de Portugal, atravessando o país até à fronteira com Espanha a leste e está dividida em três províncias, todas elas com paisagens impressionantes. A Beira Alta, a norte, é uma sucessão de terras montanhosas e Colinas que compõem a Serra da Estrela - com aproximadamente 2000 metros de altura, esta é a mais alta Serra de Portugal continental. A Beira Litoral, como o próprio nome indica começa na costa e prolonga-se para o interior do país, estando incluídas nesta zona a bem conhecida praia de areia branca da Figueira da Foz, a antiga cidade universitária de Coimbra, bem como alguns conhecidos e interessantes vilas e aldeias termais. A Beira Baixa, mais a sul, é talvez a menos conhecida das Beiras, embora estejam aqui localizados maravilhosos sítios históricos tais como Monsanto, considerada a mais antiga e mais típica aldeia de Portugal e a atraente cidade de Castelo Branco.

Costa Central & Beiras - Hotéis

Faça a sua escolha através da nossa seleção de hotéis românticos e hóteis de charme ou outros alojamentos na Costa central portuguesa ou nas Beiras, clicando no mapa ou lista à direita. encontrará em destaque uma variada selecção de hóteis situados nas Beiras, incluindo hotéis românticos, quintas, bed & breakfasts, entre outros. Sejam quais forem os seus interesses, vamos ajudá-lo a encontrar o refúgio perfeito para si.

Actividades e festividades

O Inverno pode ser extremamente frio nas Beiras, particularmente na Serra da Estrela onde as temperaturas podem ser negativas – venha preparado. A neve, por exemplo, não é desconhecida por estas terras. Aliás, o pico desta montanha possui a única modesta pista de Ski de Portugal. Em contraste, os meses de verão podem ser abrasadores.

As Beiras são uma região tradicional e orientada para as famílias, por isso todas as celebrações de festivais tradicionais, quer estes sejam religiosos ou outros, tomam uma grande importância na vida da população local. Alguns das mais notáveis ocasiões incluem: A Queima das Fitas em Coimbra, durante o mês de Maio. Esta é uma ocasião festiva da vida universitária desta cidade. As festas da Santa Rainha, também em Coimbra, são em Julho.
Em Setembro, festeja-se a Batalha de Buçaco (1810), batalha na qual Napoleão sofreu a sua primeira derrota na sua campanha na Península Ibérica; enquanto que a Festa das Cruzes é realizada em Monsanto, em Maio.
Em Setembro, muitas pessoas se deslocam até Viseu para a Feira de São Mateus. Esta é uma ocasião abrangendo diferentes actividades que vão desde exploração agrícola, a espectáculos de música Folk e até mesmo algumas touradas ocasionais.
Mas para além das mencionadas, existem muitas mais celebrações que decorrem nesta região, sobretudo nos meses de Verão. Encontrar uma destas festividades não será difícil, estas estão geralmente publicitadas nos restaurantes e cafés locais.

Gastronomia

A gastronomia das Beiras é tradicionalmente bem temperada e rica; pratos de carne temperados com muito alho e vinho são típicos da cozinha regional. Entre outros pratos regionais, destaca-se o Leitão da Bairrada (particularmente bom na zona da Mealhada).
O queijo é pura e simplesmente delicioso, sobretudo o bem conhecido queijo da Serra produzido na Serra da Estrela (imperativo experimentar as suas diversas produções, corado, amanteigado, entre outros); este é considerado o melhor queijo de Portugal.
Os seus vinhos são outra das riquezas gastronómicas da região. O Dão, particularmente, é um dos melhores e mais históricos vinhos produzidos no país e é particularmente conhecido pelos seus robustos vinhos tintos.