Onde ficar no Algarve

Para quem procura lugares bonitos, únicos e autênticos para passar as férias, o Algarve é simultaneamente uma bênção e um desafio. Sendo um dos destinos turísticos mais famosos da Europa, muitos locais sofreram as consequências do turismo de massas, mas, por outro lado, o Algarve ainda oferece uma vasta seleção de pequenas cidades e aldeias e regiões que permanecem com o seu encanto original, e onde pode encontrar o alojamentos com especial encanto. Este pequeno guia está dividido em:

  • Onde ficar e o que visitar no Algarve?
  • O Barlavento Algarvio: as nossas aldeias e locais preferidos.
  • O Sotavento Algarvio: as nossas cidades e locais preferidos.
  • O que fazer: atividades, tradições e cultura.
  • Que delícias gastronómicas me esperam no Algarve.

Compilámos uma lista dos melhores hotéis boutique e casas de férias no Algarve. Geralmente, os alojamentos em zonas mais autênticas não estão situados à beira-mar, uma vez que não é permitido construir diretamente sobre o mar nas zonas protegidas. Os nossos alojamentos situam-se em zonas rurais com laranjais e colinas ondulantes. Encontrará também pequenos hotéis em aldeias como Tavira, Olhão ou Lagos. Quanto mais para o interior, mais belas são as paisagens. Se procura realmente a natureza e não se importa de estar a meia hora de distância da praia, ficar na Serra de Monchique é uma excelente alternativa.

Se quiser ser mais independente e saborear o ambiente local, temos belas casas de férias algarvias e moradias de luxo, algumas com vista para o mar. Pode selecionar o seu alojamento de acordo com as nossas coleções: 

As nossas cidades e aldeias favoritas no Algarve

O Algarve, a província mais a sul de Portugal, é conhecido pela sua bela linha costeira com praias lindas e ondas suaves em comparação com o resto do país. Para além das suas praias deslumbrantes, a região alberga inúmeros ilhéus de areia, salinas, falésias escarpadas e enseadas com grutas misteriosas e formações rochosas únicas.

Onde ficar no Barlavento Algarvio

Tanto no sotavento como no barlavento algarvio, encontrará praias intactas e encantadoras. A costa sul é caracterizada por falésias íngremes que mergulham no mar azul cristalino. Na costa oeste, onde o Oceano Atlântico é mais selvagem, descobrirá longas praias, algumas das quais praticamente intocadas. Para além disso, a região de Monchique, na serra, oferece um ambiente calmo e sereno. Não podemos deixar de mencionar a costa vicentina algarvia, um parque natural, onde encontrará a Carrapateira com praias magníficas, algumas delas praticamente desertas. No entanto, atenção que o mar pode ser mais frio e agitado nesta zona.

Selecionámos belos hotéis à beira-mar em Sagres, onde o vento sopra um pouco mais forte, encantadores bed & breakfast na pitoresca cidade de Silves, elegantes hotéis de design e luxo em Lagos, uma cidade com um belo porto. Para além disso, encontrará belas casas de férias e moradias de luxo no barlavento algarvio. Quer esteja a viajar em família, numa escapadela romântica ou simplesmente com amigos, temos algo para todos. Para mais informações, consulte o nosso guia.

Onde ficar no Sotavento Algarvio

No sotavento algarvio, encontrará longas praias de areia e belas cidades costeiras. De salientar o fascinante Parque Natural da Ria Formosa, um vasto estuário que se estende desde a cidade de Faro até quase à fronteira espanhola. Muitas cidades do sotavento algarvio escaparam ao turismo de massas e continuam a ser joias escondidas. Tavira, com os seus encantadores bed & breakfasts e hotéis boutique, é uma das mais belas. Outra experiência autêntica e inesquecível é ficar num elegante apartamento ou numa luxuosa casa de férias na antiga cidade piscatória de Olhão. Tavira e Olhão são perfeitas para quem quer a comodidade de estar perto da praia e, ao mesmo tempo, ter acesso à oferta de restaurantes, lojas e atividades da cidade.

O que fazer no Algarve

Tanto no sotavento algarvio como na costa ocidental, é possível encontrar praias virgens, embora a costa ocidental tenda a ser mais ventosa. Algumas praias notáveis incluem a Praia de Dona Ana (Lagos), a Praia de Albandeira (Lagoa), a Praia do Camilo (Lagos), a Praia dos Três Irmãos (Portimão), a Praia do Barril (Tavira), a Praia da Arrifana (Aljezur), a Praia de Odeceixe (Odeceixe) e a Praia de Cacela Velha (Cacela Velha).

A região oferece uma grande variedade de actividades. Em Faro, o Convento de Nossa Senhora da Assunção, de estilo renascentista, e a Igreja de São Francisco, dos séculos XVI e XVIII, merecem uma visita. Em Lagos, não perca as igrejas de São Sebastião, Santa Maria da Misericórdia (séculos XVI-XVIII), Santo António (estilo barroco) e a maravilhosa Ermida de São João, dos séculos VIII e IX.

A natureza também tem tesouros especiais para oferecer aqui. Uma visita à serra de Monchique, no barlavento algarvio, vale certamente a pena. A serra da Foia é perfeita para um passeio de carro, enquanto a Picota é ideal para caminhadas. O Parque Nacional da Ria Formosa, com as suas lagoas e praias, é um refúgio para centenas de espécies de aves na primavera e no outono. Explorar a Ilha da Culatra e as Rias Formosas de barco permitir-lhe-á apreciar os maravilhosos pântanos com a sua rica flora e fauna. Existem diferentes passeios disponíveis com várias opções de preço e duração.

Para os amantes do ciclismo, existem percursos em Monchique, na Ria Formosa e de Vilamoura a Quarteira. Mais informações podem ser encontradas no seguinte sítio Web: https://algarvefun.com/pt-pt/algarve-dicas/ciclovias-do-algarve/

Não se esqueça de visitar a aldeia de Porches, com os seus cestos artesanais feitos de cana e salgueiro e a sua bela cerâmica.

Para os mais pequenos, há uma visita ao Zoomarine perto Albufeira.

Algarve - Gastronomia

O marisco e os pratos à base de peixe são o orgulho da gastronomia algarvia. Para começar prove a famosa sopa de peixe, depois a não perder o maravilhoso arroz de marisco da região ou ainda uma deliciosa Cataplana (Berbigão cozinhado com chouriço, presunto, tomate e cebola neste “wok” de cobre fechado) Lombo de porco frito e açorda são outras das saborosas especialidades da região.
Como sobremesa, experimente o Dom Rodrigo (à base de doce de ovos) e o doce fino (uma mistura de frutos e pasta de amêndoa).
No que diz respeito às bebidas tradicionais da região, Lagoa produz nada mais e nada menos do que os melhores vinhos regionais. Como aperitivo, experimente um vinho branco refrescante ou um saboroso Medronho das Serras de Monchique. Mas atenção, a grande maioria dos vinhos regionais contêm um forte teor em álcool.