Onde dormir em São Jorge

No magnífico arquipélago dos Açores, selecionámos para si os mais bonitos alojamentos da nossa coleção. Quer esteja à procura de uma casa de férias, de um B&B, de uma casa rural ou de um hotel spa  – cada ilha é versátil, tal como o seu alojamento. Sendo uma das ilhas mais pequenas e menos populadas do arquipélago, São Jorge oferece uma natureza vírgem magnífica. Para o alojamento, sugerimos um excecional e pequeno hotel boutique no campo. Um hotel rural em São Jorge com vista panorâmica para o Oceano Atlântico e para as montanhas verdejantes promete o máximo relaxamento.

Atividades em São Jorge

A natureza de São Jorge é, sem dúvida, a principal razão para a visitar. A paisagem é simplesmente deslumbrante e as aldeias são pitorescas e pequeníssimas (a mais pequena tem apenas 7 habitantes!). A visita a esta ilha requer muitas caminhadas, uma vez que não há estradas e a ilha é muito montanhosa, por isso traga calçado confortável. O trilho mais famoso é a Caldeira de Santo Cristo, que começa no topo de uma montanha e demora cerca de 3 horas a descer por várias fajãs onde se pode nadar debaixo de quedas de água. Ao longo do caminho, verá pastagens de vacas, pequenas florestas, hortênsias azuis, arbustos de zimbro, lírios de gengibre amarelos, vales verdejantes e cascatas antes de terminar numa das fajãs mais famosas, a Fajã dos Cubres. Aqui pode observar os pássaros, dar um passeio e fazer um piquenique junto aos lagos.

Há também muitas aldeias pequenas para visitar, sendo a maior a Vela. Aqui encontrará alguns restaurantes, lojas e o Jardim da Praça da República com um coreto vermelho vivo e uma gaiola cheia de pássaros.

A ilha está também repleta de faróis. No ponto mais ocidental da ilha, a Ponta dos Rosais, poderá visitar um farol abandonado de onde se avista o Pico, o Faial e, por vezes, a Graciosa e as Flores. Outro sítio que não pode deixar de visitar é a Torre da Sineria. A torre é conhecida por ter sobrevivido a uma erupção vulcânica que destruiu a maior parte da área, mas deixou a torre intacta.

Gastronomia em São Jorge

A ilha é famosa pelo seu queijo do mesmo nome (queijo de São Jorge), que pode ser encontrado em todo o país. É um queijo mole que é normalmente servido com pão e um molho de pimenta picante como aperitivo ou couvert.

Para além disso, a ilha é também conhecida por fornecer ao resto do mundo as famosas conservas de atum açoriano. Se quiser comprar umas, deve visitar a fábrica e comprá-las num pequeno quiosque à entrada. São mais baratas e muitas vezes pode-se experimentar mais variedades e novas receitas. Também há a possibilidade de entrar na própria fábrica, mas é preciso reservar com antecedência e vir durante o turno da manhã.

Para uma refeição deliciosa com uma vista incrível, recomendamos uma visita aos Fornos de Lava, onde pode provar alguns dos melhores pratos da ilha com uma vista panorâmica do Monte Pico ao longe.

As nossas coleções

Não sabe para onde ir? Deixe nossas coleções te inspirarem.