Onde dormir em Tirol do Sul

A encruzilhada entre a Alemanha, Áustria e Itália conferiu a esta região um património muito particular. Como resultado desta mistura de influências, o Trentino - Tirol do Sul pode gabar-se de uma identidade única que não deixará de o surpreender, além de estar localizado num enclave absolutamente privilegiado. A nossa selecção de hotéis escolhidos a dedo no Tirol do Sul abrange desde hotéis românticos de montanha com vista para as Dolomitas, a magníficos hotéis familiares em belos locais, a hotéis de luxo de 5 estrelas com vista para os Alpes - todos com o seu próprio encanto e carácter. Mas também descobrimos para si apartamentos e vilas de férias particularmente bonitos no Tirol do Sul, se quiser ser mais independente e aproximar-se da cultura local. Na nossa coleção há algo para todos os gostos e, se não, não hesite em contactar-nos.

O Tirol do Sul, também conhecido como Alto Adige, é a região onde a Áustria e a Itália se encontram.

Com uma paisagem variada rica em beleza natural e delícias culturais e culinárias, é difícil não ficar entusiasmado com o Tirol do Sul. Com os seus castelos, igrejas históricas e museus, é um local fantástico para descobrir arte, história e cultura.

A história da província remonta ao tempo dos romanos. Vestígios da antiga Trento ainda podem ser vistos no sítio arqueológico no centro de Trento, bem como no estilo renascentista que ainda se agarra às fachadas de alguns palácios. Contudo, as influências mais importantes remontam ao período entre 1814 e 1918, quando a região ainda pertencia à Áustria. Só com o tratado de paz assinado após a Primeira Guerra Mundial é que toda a região do Tirol do Sul se tornou parte da Itália.

Pode-se brincar com um problema de identidade, porque as pessoas no Tirol do Sul são mais sossegadas do que os italianos no Sul, mas com uma mente mais aberta do que os alemães no Norte. Não é bem italiano, não é bem alemão - um mundo só para si, por assim dizer. Um lugar onde o pragmatismo alemão, a paixão italiana e a cultura alpinista austríaca se encontram para criar uma tempestade perfeita de rica cultura e beleza de cortar a respiração. O Trentino é uma província principalmente montanhosa, rica em rios, torrentes e numerosos lagos, aglomerados e cadeias de montanhas de beleza singular, dividida em dois pelo vale do rio Adige, pelo que qualquer que seja a nacionalidade que escolha para lá estar, está agora a negar a beleza da região.

A oeste encontram-se os glaciares do grupo Adamello-Presanella-Care Alto e do grupo de Brenta. A leste os grupos de Lagorai, Latemar, os Dolomitas de Fassa, e o Pale di S. Martino.

Muitos vales alpinos separam-se do vale do Adige: o Valsugana, o Vallarsa, o Val di Non, o Val di Sole, o Val di Cembra, Fiemme e Fassa; no seu interior, o vale Giudicarie e Rendena. Os principais lagos são os de Garda, Caldonazzo, Tovel e Ledro; as águas termais emanam de nascentes ricas em propriedades terapêuticas. Extensas florestas de coníferas cobrem as encostas dolomíticas e largas planícies como as de Folgaria, Lavarone e Pine.

O que fazer no Tirol do Sul

O Tirol do Sul é um verdadeiro paraíso para os entusiastas dos desportos de Inverno! Os Dolomitas, declarados Património Mundial pela UNESCO, constituem a maior parte do Trentino. Para além dos 800 quilómetros de pistas, existem numerosos parques de neve, áreas de esqui amigas da família com instrutores de esqui qualificados e infantários de neve. O Inverno é maravilhoso para os amantes dos desportos de Inverno e em alguns locais, como a Marmolada, o Stelvio e o Tonale, também se pode esquiar no Verão.

Mas também no Verão o Tirol do Sul é um destino encantador com uma miríade de atividades e uma vida cultural diversificada. Como ponto de encontro de culturas do norte e do sul, o Tirol do Sul tem influências significativas das áreas de língua alemã e romanche. Os costumes tradicionais dos vários povoados dos vales ainda refletem antigas tradições e artesanato, consciência histórica e o valor da singularidade e da pátria.

Em praticamente todos os vales do Tirol do Sul existem castelos e palácios que testemunham um passado movimentado. Eles emprestam ao deslumbrante cenário natural uma beleza própria. As igrejas e mosteiros são também notáveis, incluindo o Mosteiro de Säben, que se eleva sobre o Vale de Eisack e é sem dúvida um dos marcos históricos do Tirol do Sul.

Atracões especiais para os amantes da cultura são, por exemplo, o Knottnkino em Vöran com a sua vista panorâmica de cortar a respiração, o caminho-de-ferro de Rittnerbahn, que já foi visitado pelo tempo, ou os locais fotográficos sempre populares, tais como o Museu de Montanha Messner Corones na Kronplatz.

Os cerca de 90 museus espalhados por todo o país sobre uma grande variedade de temas, tais como o Museu Ötzi em Bolzano, o Mundo Mineiro Schneeberg em Ridnaun ou o Touriseum em Merano são outros exemplos do rico património cultural do Tirol do Sul.

O reino mágico das lendas, personalidades famosas como Reinhold Messner e vários eventos culturais que ocorrem ao longo do ano também fazem parte da cultura do Tirol do Sul.

Desde atividades desportivas a oportunidades culturais e educacionais, o Tirol do Sul oferece uma rica variedade de coisas a fazer para tornar a sua estadia excitante.

Gastronomia no Tirol de Sul

A gastronomia típica do Tirol do Sul é o resultado de uma mistura de cozinha tradicional italiana, influências suíças e austríacas e a presença de produtos típicos das regiões montanhosas frias. Por exemplo, enchidos como o Speck, um presunto com sabor a zimbro curado em sal e depois fumado, típico de todo o Tirol, são muito comuns, e o Kaminwurz, outro enchido fumado feito de carne de porco ou de veado, é também muito conhecido.

Os queijos do Tirol do Sul são muito apreciados, já que a região é conhecida pela sua grande produção de leite. Asiago, Grana Trentino ou Casolet são particularmente bem conhecidos aqui. E, como em todo o norte de Itália, a polenta (um prato feito de farinha de milho) é utilizada como acompanhamento em muitas receitas. Também estão difundidos os cogumelos, as couves e as famosas maçãs da região, especialmente as do Val di Non, a partir das quais é feito o famoso strudel de maçã, uma sobremesa muito austríaca. Mas também aqui se produz vinho, variedades como Merlot ou Chardonnay, mas também vinho espumante.

Gastronomy in South Tyrol

The typical gastronomy of South Tyrol is the result of a mixture of traditional Italian cuisine, Swiss and Austrian influences, and the presence of typical products of the cold mountain regions. For example, sausages such as Speck, a juniper-flavoured ham cured in salt and then smoked, which is typical of the whole of the Tyrol, are very common, and Kaminwurz, another smoked sausage made from pork or deer meat, is also very well-known.

The cheeses of South Tyrol are highly appreciated, as the area is known for its large milk production. Asiago, Grana Trentino, or Casolet are particularly well known here. And, as in all of northern Italy, polenta (a dish made from corn flour) is used as a side dish in many recipes. Also widespread are mushrooms, cabbage, and the region's famous apples, especially those from the Val di Non, from which the famous apple strudel, a very Austrian dessert, is made. But wine is also produced here, with varieties such as Merlot or Chardonnay, but also sparkling wine.